A Fortune, revista de notícias norte-americana, fez um estudo recente sobre as 50 empresas mais admiradas no mundo em 2016. Esse é um estudo que ocorre todos os anos e visa listar as empresas que mais se destacaram no ano que passou. Aqui, faremos, uma breve análise sobre o, como ficou conhecido, “tríplice A” conjunto das três empresas mais admiradas do mundo (Apple, Alphabet e Amazon) e o motivo pelo qual nos últimos anos essas empresas de tecnologia seguem encabeçando a lista.

As Três Empresas Mais Admiradas do Mundo

Apple

A gigante, que não para de crescer, ocupa a 1º posição da lista há 9 anos e dispensa apresentações. Neste ano, a empresa conseguiu a pontuação máxima em todos os atributos considerados na pesquisa, entre eles: inovação, responsabilidade social, qualidade de gestão e competitividade global.

Alphabet

É um conglomerado das empresas que foram vinculadas ao Google. A Alphabet, segundo seus idealizadores, Larry Page e Sergey Brin, surgiu em 2015, com o intuito de “desafogar” o Google inc. das atividades que não estavam fortemente ligadas a companhia. Essa medida, em curto, médio e longo prazo, fornece ao Google a possibilidade de focar ainda mais em softwares e produtos tecnológicos.  O Google inc., passa então a pertencer a Alphabet como sua empresa mais importante e a Alphabet, por sua vez, herda o segundo lugar do Google como uma das empresas mais admiradas do mundo. Um dos atributos que diminuíram a nota final da Alphabet e lhe renderam “apenas” o segundo lugar, foi a sua baixa avaliação no atributo, uso dos ativos corporativos, o que pode ser considerado natural para um conglomerado com menos de um ano de vida.

Amazon

A empresa que comanda o comércio eletrônico no mundo tem buscado se reinventar nos últimos anos. O investimento em produtos diferentes do já tradicional e-commerce, como cloud services e programas de tv, é uma estratégia que vem demonstrando bons resultados para a companhia. A terceira posição pode ter sido um sinal de recuperação de uma empresa que já ocupou a segunda posição em 2014 e até era cotada para assumir a ponta no ano seguinte. A Amazon pecou principalmente no atributo responsabilidade social, que ficou bem abaixo da sua média.

Não atoa estas três empresas estão voltadas para o mercado de tecnologia e tenham uma participação tão efetiva na internet.

Vale também, fazer uma menção honrosa a Walt Disney, empresa que mais vem se destacando nos últimos anos e em 2016, alcançou o top 5. Abaixo a lista com as 10 empresas mais admiradas do mundo:

Top 10 de 2016.

  1. Apple
  2. Alphabet
  3. Amazon
  4. Berkshire Hathaway
  5. Walt Disney
  6. Starbucks
  7. Southwest Airlines
  8. Fedex
  9. Nike
  10. General Electric

Pesquisa Fortune: http://fortune.com/worlds-most-admired-companies/

E você? O que achou da pesquisa sobre as empresas mais admiradas do mundo? Concorda? Sentiu falta de mais alguma? Deixe o seu comentário!

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Antonio Guimarães

Antonio Guimarães

Cofundador e Editor

Persistente. Essa é a melhor palavra para descrever a sua personalidade, alguns, até diriam sonhador e inovador, mas vamos deixar isso a cargo daqueles que o conhecem melhor. O fato é que sua formação em Aviação Civil lhe rendeu asas e coragem para descobrir o novo.