Quantas vezes você já comprou uma penca de bananas só porque o feirante gritou “olha a banana!” no pé do seu ouvido? Eles tentam chamar atenção do jeito que sabem. Mas aquilo acaba virando uma competição de quem grita mais alto e isso só incomoda o freguês. Divulgar produtos na internet pode se tornar uma feira também, se não tomarmos cuidado. Neste post, eu mostro maneiras mais interessantes de expor seu produto do meio digital que vão te ajudar a vender mais. (E não ser o chato da banana!)

Maneiras elegantes de divulgar produtos na internet

Tipos de vitrine

No mundo offline, nós temos vitrines de vidro nos shoppings, bancas de frutas nas feiras e escritórios com placas dizendo “Guimarães e Marinho – Advogados Associados”. Ok, essa placa eu inventei. 🙃

Agora imagine você andando na rua e alguém grita: “Olha o advogado, freguesa! Tá madurinho, 7 anos de OAB.”. Ou você está no shopping pesquisando um tênis novo, mas só encontra placas do tipo “Leão de Ouro – Calçados e Assessórios”.

Não dá para misturar as coisas. Cada tipo de vitrine serve ao seu propósito. Na internet é a mesma coisa.

Vejamos então 4 maneiras de divulgar produtos na internet que vão agradar a clientela e gerar mais vendas. Também vale para serviços!

1.     Conte uma história

Era uma vez… Não, não é disso que eu estou falando. Estou falando de ter uma causa com a qual as pessoas possam se identificar. É o que empresas como a Apple e a Coca Cola fazem. A comunicação dessas empresas nutre no consumidor o sentimento de fazer parte de algo maior. De uma comunidade de pessoas que compartilham aqueles valores. E elas fazem isso muito bem.

Marcas menores tem investido nessa abordagem também e direcionado suas mensagens para o estilo de vida das pessoas.

Por exemplo, preze por:

  • “Sabor e saúde no seu prato” ao invés de “Pizza quentinha no meu restaurante”
  • “Camisetas que dizem quem você é” ao invés de “Camisa regata de todos os tamanhos”
  • “Conforto para viver com atitude” ao invés de “Sapatos de todas as marcas”

O importante é ser verdadeiro e passar sua mensagem de maneira consistente nos canais onde sua marca está presente.

2.     Resolva um problema

Esse é um formato marcante em produtos e marcas inovadoras.

O segredo aqui é: só dizer que resolve não basta, você tem que provar. Utilize imagens, fotos e vídeos para fazer isso. O visual conta bastante na hora de divulgar produtos na internet, pois as pessoas precisam conseguir se enxergar aplicando sua solução.

Se você vende martelos com cabos emborrachados, não anuncie quão bem ele pode bater um prego. Muito menos transborde suas redes sociais de fotos do martelo. Mostre que fica mais fácil ter firmeza com esse martelo e quantas marteladas no dedo você está evitando.

Essa é uma linguagem bacana para campanhas e lançamentos em diferentes mídias. YouTube e Instagram em especial por serem bastante visuais.

Vender a mesma solução todo dia já pode ficar cansativo. Combinar, então, com outros formatos de divulgação é uma boa.

3.     Mostre os bastidores

Fazer parte, mesmo que indiretamente, da preparação de um produto ou dia-a-dia do negócio alimenta o sentimento de empatia e afinidade pela marca. Além de tirar o peso de que você quer vender alguma coisa.

Agora, para funcionar, será preciso focar nas pessoas! A empatia pela marca é uma consequência da afinidade que criamos pelas pessoas que estão por trás do projeto. Ou seja, mostrar uma equipe mal-humorada e com cara de quem quer cair fora dali não irá te ajudar.

O Instagram Stories é bastante usado com esse intuito e a recepção do público tem sido muito positiva. Consumidores mais engajados com a marca são os clientes mais fiéis!

4.     Prove que é especialista

Principalmente para quem vende para empresas, mostrar autoridade no ramo aumenta a confiança no seu trabalho.

Uma excelente maneira de demonstrar conhecimento é ter um Blog repleto de conteúdo relevante e sempre atualizado. Isso porque o blog é não é um espaço para divulgar produtos na internet, mas para propagar conhecimento.

“Mas, Tarcio, como propagar conhecimento vai me ajudar a vender?”. A partir do momento você prova para o seu cliente que sabe do que está falando, basta um link para a página de vendas que ele estará muito mais propenso a comprar.

O Facebook também irá te ajudar bastante. Não para produzir conteúdo rico, mas para conduzir a audiência até esse conteúdo. Fotos de premiações e de participação em eventos como palestrante, por exemplo, também são muito bem-vindas.

Conclusão: divulgar produtos na internet é uma arte

Percebeu que divulgar de forma elegante é simplesmente prestar a devida atenção à linguagem e à comunicação? A maneira como a mensagem é recebida influencia bastante na decisão de compra. Gritar incomoda e só falar de si também. Venda benefícios e coloque as necessidades do consumidor em primeiro lugar! Assim, nossas redes sociais terão menos postagens repetidas, sem mensagem e sem valor agregado. Não seja raso, seja interessante. 😉

 

Posso pedir um favor? Comenta aqui em baixo se esse texto foi útil pra você e que outros temas te interessam para a gente trazer também! Prometo que responderei tudo.

Até a próxima!

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.