Se interessou, não é? Quem não? Se você é do tipo que pagaria para ter seguidores no Instagram, este post é pra você. Entretanto, esqueça comprar seguidores. É uma prática suja e que não trás nenhum resultado duradouro. Funciona apenas para te iludir, pois nem seu público cai mais nessa! Seguidores bons são seguidores engajados com a marca, que gostam dos seus produtos e defendem sua qualidade. Neste artigo eu explico como ganhar seguidores no Instagram rápido, mas sem armadilhas nem letras miúdas!

Como ganhar seguidores no instagram rápido

Como ganhar seguidores no Instagram

Particularmente, eu não gosto do termo “ganhar seguidores”. Me remete à ideia de coisa barata e desleal. Então, vamos pensar na expressão como conquistar os seguidores, merecer sua atenção e tempo, ganhar sua admiração. Agora sim estamos falando de marketing de qualidade!

Existem basicamente duas formas de aumentar o número de seguidores do seu perfil: orgânica ou paga. Sabe qual das duas é a melhor? As duas!

Não é uma questão de escolha. E deixa eu dizer por quê:

  1. Você já mostrou que precisa de resultados rápidos
  2. Eu duvido muito que você não esteja interessado em resultados de médio e longo prazo

Conseguir seguidores de forma orgânica é o caminho que leva mais tempo, não envolve dinheiro e nutre o relacionamento com o público.

São suas publicações frequentes e suas Stories. Esse é o caminho do médio e longo prazo. O caminho dos resultados duradouros e criação de identidade da marca. O caminho que transforma seguidores em verdadeiros fãs. Isso, é claro, se você produz conteúdo de qualidade que agrega valor às pessoas que te seguem.

O outro caminho é o impulsionador ou acelerador. É o caminho dos anúncios pagos. Aqui estamos falando de curto prazo, de resultados rápidos, de chamar a atenção das pessoas para a marca. É o atalho saudável para expandir o seu público atual.

Agora note, você pode fazer isso da maneira certa ou da maneira errada. A maneira certa pressupõe que você está veiculando um anúncio que comunica com os interesses do público e que ao chegar na sua página eles não vão se decepcionar. Já a maneira errada… Bem, é o oposto. Seguidores que deixam de te seguir e chuva de comentários negativos nas suas publicações.

Como conseguir seguidores rápido

Esse é o caminho do dinheiro. Logo, quanto mais dinheiro investido, melhores os resultados, correto? Depende. Dinheiro sozinho, não. Dinheiro associado a boas práticas e um perfil preparado para receber os interessados, com certeza!

Se você seguir as diretrizes abaixo sempre que for criar um anúncio suas chances de sucesso aumentam incrivelmente. Não porque eu estou dizendo, mas porque sua mensagem será muito mais clara e relevante para o consumidor.

Seja específico e destaque os benefícios

Evite anúncios muito genéricos como “Venha conhecer o melhor pastel da cidade!”, pois eles tendem a levantar muitas dúvidas (não curiosidade) na cabeça no comprador. É o melhor pastel segundo quem? Pastel de que? Quanto é? Isso, é claro, quando eles se derem ao trabalho de parar para pensar nisso.

Quanto mais específico, mais simples é tomar a decisão de conhecer melhor sua oferta. Principalmente se ela comunica uma vantagem clara. Por exemplo:

“Lançamento do delicioso pastel de carne com cheddar essa Sexta, 28/07! Se gostar, o segundo é por nossa conta!”

É uma promoção válida para um dia específico e oferece um produto de graça, o que é a principal vantagem de adquirir o produto naquele dia. Outro exemplo:

“Ganhe tempo e economize recurso! Com as Técnicas de Avaliação para Seleção de Pessoal você só vai precisar de UM processo seletivo para ter uma equipe sintonizada com os valores da sua empresa!” (Fonte: Biznies).

Ficam claros, logo de início, os benefícios da solução e centra a comunicação em apenas um curso.

Seja direto

Percebeu nos exemplos anteriores como eles são curtos e diretos ao ponto? Quanto mais rápido o “anunciado” entender sua proposta, maiores são as suas chances de ele se interessar.

Agora pense em um anúncio assim:

“O problema X é uma grande dificuldade das empresas hoje em dia. Milhares de empresários despendem de recursos fundamentais para conseguir alcançar o sucesso nos negócios. Pensando nisso é que desenvolvemos a solução Y. Uma solução inovadora no setor e que vai ensinar sua equipe sobre bla bla bla…”

É um texto longo, chato e que não deixa claro os benefícios para mim. Mensagens assim disparam o chamado “bullshit alert”. É aquela voz na nossa cabeça que diz: “ihhh, lá vem conversinha fiada, tô fora!”.

Para saber se o seu texto já está simples o suficiente circule qual a oferta e qual o benefício. Todo o resto é passível de ser jogado fora, mas é claro que cada caso é um caso. Avalie o quanto cada informação pesa na decisão de compra.

Ainda é uma rede social!

Não esqueça que ainda estamos falando de como ganhar seguidores no Instagram rápido. E como rede social, as pessoas não estão ali com intenção de compra.

“Ah, então pra quê que eu vou anunciar lá?”

Porque as pessoas estão dispostas a te dar uma chance! Se você está vendendo cerveja pra quem gosta de cerveja, essa pessoa pode querer te conhecer melhor.

Agora vem o principal: escolha bem a foto ou vídeo. É o que vai levar as pessoas e decidir se sequer vale a pena ler o que você tem a dizer.

Como ganhar seguidores no Instagram rápido com boas imagens

A principal regra aqui é chamar atenção de maneira interessante. Uma salada é sempre uma salada, mas um vídeo mostrando como o preparo dela a torna especial faz toda a diferença.

No caso de serviços, a escolha costuma ser mais escorregadia por não ser algo palpável. Minha dica é ilustrar o melhor que você puder o benefício da oferta. Ilustre a segurança do serviço, o conforto que ele proporciona, a economia que gera etc. O texto deve harmonizar com o entendimento da imagem.

Fora isso, tente fugir do óbvio ou o seu anúncio pode nem ser notado. Esses 3 bancos de imagem gratuitos que o Toni selecionou também podem te ajudar bastante.

Pronto para botar a mão na massa?

Como criar o anúncio

Antes de mais nada, eu estou assumindo que você já tem um perfil no Instagram e que já transformou ele em um perfil empresa. Me avisa nos comentários se estiver com dificuldades para criar o perfil!

É possível promover uma publicação através do próprio aplicativo do Instagram, é bem tranquilo. O que leva mais tempo são os passos anteriores ao anúncio, como a definição do público-alvo da sua oferta. Dedique-se a estudar bem sua clientela, senão tudo que a gente conversou até agora não valerá de nada!

O passo-a-passo a seguir foi feito em um iPhone, mas o procedimento é o mesmo em celulares Android.

 

Passo 0: Abra o Instagram da tela do perfil

Como é possível ver na imagem, na tela do perfil da sua empresa haverá um botão no topo dizendo “Promover”. Toque nele.

Passo 1: Criar promoção

Essa tela mostra suas publicações. Toque na que você deseja promover.

No exemplo da imagem, você pode ver que eu selecionei uma publicação da TAG com cores bem vibrantes e alta qualidade. Não dá pra ver o texto, mas nele nós traçamos o paralelo com a divulgação de produtos sazonais.

Passo 2: Promover

Nessa tela você deve escolher um dos objetivos: receber mais visitas no perfil e no site; ou alcançar pessoas próximas de um endereço.

A primeira opção é a mais indicada para objetivos como ganhar seguidores no Instagram rápido e gerar tráfego massivo para o site. A segunda é a mais interessante para quem quer atingir o público de uma determinada região, como as proximidades do seu estabelecimento.

Passo 3: Detalhes da promoção

Aqui você todos os parâmetros do anúncio que é possível configurar. O primeiro deles é o objetivo, que acabamos de escolher.

Passo 3.1: Destino

Tocando em “Destino” você escolherá para onde você quer direcionar o público. Nesse caso, para o “Perfil de Negócios do Instagram”. Que é o seu perfil.

Passo 3.2: Botão de ação

Também não tem mistério. Qual a ação desejada? Conhecer a página -> Saiba mais, Comprar um produto -> Comprar agora… E por aí vai. Nesse exemplo escolhemos a opção “Saiba mais”.

Passo 3.3: Público

Essa opção é interessante. Se você se sentir inseguro quanto ao perfil do público que deseja alcançar pode selecionar a opção “Automático”. Fazendo isso, o Instagram irá definir o público automaticamente com base nos seus seguidores, quem você segue e demais dados disponíveis do seu perfil.

Caso contrário, toque na opção “Crie o seu” para criar o perfil do seu comprador.

Passo 3.3.1: Novo público

Essa tela exibe os parâmetros do público que você pode personalizar. O primeiro passo é dar um nome melhor que “Teste!”, só pra constar. Mas não se preocupe, ele nome não é divulgado.

Passo 3.3.2: Localizações

Em localizações você poderá filtrar o público por… Localizações! Basta começar a digitar que o app mostrará uma lista de possíveis locais.

Passo 3.3.3: Interesses

O mesmo vale para Interesses. Porém, para escolher com sabedoria é preciso que um estudo da audiência tenha sido feito previamente. Na ilustração eu trago apenas um exemplo demonstrativo.

Passo 3.3.4: Idade e gênero

Aqui também não existe uma fórmula. É uma resposta bem individual. Só cuidado com filtros do tipo “todo mundo” ou restritos demais.

Feito isso toque em “Concluir” lá no topo direito da tela.

Passo 3.4: Público salvo

Agora que salvou, verá que ele aparecerá na lista de públicos salvos. Pode selecionar e voltar clicando na setinha no topo esquerdo.

Passo 4: Orçamento e duração

Determine o quanto deseja investir e por quanto tempo deseja veicular. Não precisa começar tão pequeno como R$ 3 em 3 dias. mas comece pequeno para ter uma ideia da evolução dos resultados à medida que for ampliando o orçamento.

Passo 5: Forma de pagamento

As formas de pagamento são cartão de crédito, de débito e PayPal. Selecione a sua preferida e informe seus dados. Não trouxe imagens dessas telas, mas não tem segredo. É como qualquer outra compra online. Também não precisa se preocupar com segurança, pois é uma plataforma segura. Se quiser garantir e ganhar comodidade escolha pagar com sua conta do Paypal. É o que eu costumo fazer.

Passo 6: É agora!

Toque em “Criar promoção”, no fim da tela, e voilà… Eis como ganhar seguidores no Instagram rápido e sem técnicas que podem levar seu perfil a ser banido.

Agora é o momento de monitorar a execução e anotar os resultados para conseguir aprimorar a qualidade dos anúncios com o tempo.

Conclusão

Marketing e publicidade bem planejados e executados caminham juntos e entregam resultados melhores e mais duradouros. Se você gosta de viver perigosamente, ao invés de sabotar seu negócio e desperdiçar o seu dinheiro, tente explorar novos públicos e ver no que dá. Essa é a minha visão de como ganhar seguidores no Instagram rápido. Se você fizer um bom trabalho, as pessoas que chegarem até o seu perfil e se identificarem com a marca vão se tornar seguidoras e é a partir daí que as coisas ficam interessantes.

Ter um ou um milhão de seguidores, por si só, não significa muita coisa. Por outro lado, seguidores engajados são potenciais compradores e clientes fiéis. E o Instagram é um excelente canal para fortalecer o branding da sua empresa e agregar valor para o público. Quando se tem essas bases, os seguidores surgem cada vez mais rápido!

 

Entendo que este foi um artigo mais longo. Portanto, se alguma coisa não ficou clara, não hesite em comentar. Ficarei feliz em responder! E acompanhe o nosso blog e redes sociais para obter mais dicas de como acelerar o crescimento da sua empresa de forma honesta. 😉

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.