Bem-vindo ao Minidicionário do Marketing Digital da TAG!

Os termos e jargões do Marketing Digital são bastante utilizados no nosso ramo, certo? Mas, será que todo mundo conhece os seus significados e suas utilidades? A TAG criou um minidicionário do Marketing Digital, voltado para as pequenas empresas, com os principais termos e suas definições, assim você nunca mais vai ficar com cara de poker face durante uma reunião de adoção de estratégias.

Minidicionário do Marketing Digital: Principais termos

Na primeira parte do nosso Minidicionário do Marketing Digital, vamos abordar os termos mais utilizados do mundo corporativo digital, então vamos a eles:

Marketing Digital – É uma vertente do marketing que cuida das campanhas, das ações, da identidade, dos relacionamentos, ou seja, de toda a vida de uma empresa na internet. É através do Marketing Digital que uma empresa pode divulgar os seus produtos e serviços na web, atingir novos clientes e estabelecer bons relacionamentos com eles.

SEOSearch Engine Optimization ou simplesmente SEO, é um conjunto de técnicas aplicadas em um website com o intuito de melhorar o seu posicionamento em ferramentas de buscas como Google ou Yahoo. Quando bem aplicado, o SEO pode ser capaz de posicionar o site de uma empresa, nos primeiros resultados das buscas por uma determinada palavra-chave.

Palavras-chave – Os termos que digitamos nas ferramentas de buscas para encontrarmos uma informação, um serviço ou um produto, são denominados, palavras-chave. Para cada palavra-chave utilizada, os resultados das buscas serão diferentes. Conhecer as palavras-chave que seu público-alvo utiliza quando procura informações sobre o seu produto é fundamental para qualquer empresa na hora de estabelecer uma estratégia eficiente de Marketing Digital.

Resultados Orgânicos – São os resultados que aparecem em uma pesquisa, realizada em uma ferramenta de buscas e que não são provenientes de anúncios. Os resultados orgânicos são os resultados mais relevantes que a ferramenta encontrou para as palavras-chave que você utilizou em suas buscas. Esses resultados estão fortemente atrelados ao SEO e ao Marketing de Conteúdo.

Web Design Responsivo – Para o universo do Marketing Digital, o web design responsivo é a característica de um site em se adaptar automaticamente ao tamanho de tela do dispositivo no qual ele está sendo visualizado.  Com o crescimento exponencial do número de dispositivos disponíveis no mercado e com a grande utilização de smartphones e tablets, desenvolver um site com um web design responsivo tornou-se fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital.

Email Marketing – O Email Marketing é uma estratégia de atuação do Marketing Digital que aborda o público-alvo de forma direta e objetiva enviando emails sobre assuntos, promoções e serviços de seu interesse. Essa é uma das formas mais antigas de publicidade na internet, mas que ainda continua com forte utilização. Emails Marketing somente são enviados para o público que autorizou o seu recebimento e normalmente vem acompanhado de conteúdo relevante. O Email Marketing pode também aparecer na forma de Newsletter e divulgar, ao invés de promoções e serviços, um resumo sobre as principais atividades da empresa ou de um blog.

Banner – Banners são os anúncios que aparecem em sites, portais, blogs e mídias sociais referentes a algum produto ou serviço. A sua utilização no Marketing Digital é antiga, simples e direta e a sua forma é proveniente dos anúncios vinculados em jornais e revistas. Mas, apesar de antiga essa estratégia de publicidade, quando bem elaborada e com um pouco de criatividade, pode ser bastante útil em qualquer campanha de Marketing Digital.

Links Patrocinados – São os resultados que aparecem em uma pesquisa, realizada em uma ferramenta de buscas provenientes de anúncios pagos. Os resultados que aparecem com a descrição “anúncio” são os Links Patrocinados. O Google é uma ferramenta de busca que nos últimos anos têm tomado atitudes de valorização dos Links Patrocinados, o que aumentou o retorno para quem investe neste tipo de estratégia.

Mídias Sociais – A definição do termo mídias sociais, tão difundido na web, não poderia faltar no nosso Minidicionário do Marketing Digital, não é mesmo? Bem, as Mídias Sociais são canais (meios de comunicação) um pouco diferente dos canais mais tradicionais que conhecemos. Nas Mídias Sociais, a comunicação, a informação e o conteúdo são mantidos e elaborados pelos próprios usuários, sem a interferência de uma grande empresa que domine este canal. As Mídias Sociais têm como principal característica a liberdade dos usuários, onde estes, falam, escrevem, curtem, compartilham e publicam tudo aquilo que acham interessante, preocupando-se apenas em se manter dentro das normas de utilização estabelecidas pelo administrador da Mídia. As Mídias Sociais são importantíssimas em qualquer campanha de Marketing Digital, é principalmente através delas que uma pequena ou grande empresa pode manter o relacionamento direto com o seu cliente, divulgar seus produtos, expor a sua marca e porque não, fechar novos negócios. As Mídias Sociais permitem tudo isso de forma muito mais aberta e menos engessada do que os canais tradicionais. Exemplos de Mídias Socias: Facebook, Linkedin, Blog, You Tube …

Mobile Marketing – Mais um termo fundamental para o nosso Minidicionário do Marketing Digital! Os smartphones estão em alta no mercado já há alguns anos e parece que o público realmente adotou estes dispositivos para navegar na internet, buscar informações, jogar e usar os mais diversos aplicativos, hoje, muitas pessoas já não vivem sem o celular por perto. Pensando nessa nova demanda os profissionais de Marketing Digital criaram este termo para definir todas as ações voltadas para os smartphones, celulares e dispositivos móveis. Como a maioria do público têm um celular ou dispositivo móvel, fica muito fácil chegar até ele, quase que de forma instantânea, investindo em campanhas de Mobile Marketing.

Conversões – Conversão para o Marketing Digital quase sempre significa a realização de uma atitude esperada pelo público. Vamos exemplificar: um site que aparece nos resultados orgânicos do Google consegue converter em visitas 3% das vezes em que alguém visualizou seu anúncio. Vamos a outro exemplo para deixar mais claro, um site “x” que têm 200 visitas diárias recebe 20 ligações diariamente provenientes das pessoas que visitaram o site, dizemos, portanto, que este site consegue converter em ligações 10% das suas visitas.  Podemos perceber que conversão ou converter significam ambos a realização da atitude que esperamos do público. Ter sempre a porcentagem das conversões disponível é fator primordial para descobrir sobre a efetividade de uma campanha.

Agora você já conhece o significado de alguns termos do marketing! Na próxima parte do nosso minidicionário do marketing digital, abordaremos mais alguns termos interessantes. Não perca!

Restaram dúvidas sobre estes ou outros termos do Marketing Digital? Gostaria de sugerir algum termo para o nosso minidicionário?Não se preocupe, entre em contato através dos comentários, ficaremos felizes em responder!

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Antonio Guimarães

Antonio Guimarães

Cofundador e Editor

Persistente. Essa é a melhor palavra para descrever a sua personalidade, alguns, até diriam sonhador e inovador, mas vamos deixar isso a cargo daqueles que o conhecem melhor. O fato é que sua formação em Aviação Civil lhe rendeu asas e coragem para descobrir o novo.