Você montou seu empreendimento com maior zelo, criou uma página no Facebook, uma conta no LinkedIn, um site, mas ainda assim não está chovendo clientes na sua porta? Isso acontece com certa frequência. Mas me diz uma coisa, qual foi a sua estratégia de atuação na internet? Se você nem sabe o que é isso ou precisa de ajuda para começar, este post é pra você. Hoje eu vou explicar mais detalhadamente o que é estratégia de marketing digital e por que ela deve ser o marco 0 para a divulgação da sua marca.

O que é estratégia de marketing digital

Se você ainda não leu sobre Tática vs Estratégia, recomendo que pause aqui rapidinho e dê um pulo lá. Naquele texto eu falo em mais detalhes que as táticas estão relacionadas às técnicas empregadas, enquanto que a estratégia é o nosso plano vencedor. Já leu? Então vamos nessa!

O que é estratégia de marketing digital

Uma estratégia ou plano de marketing digital é um conjunto de táticas e planos de ação para atingir os objetivos da empresa através da divulgação na internet.

Muito técnico? Então lembre do Mestre Gato, em Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Você pode criar uma página Face, conta no Twitter, banner no Google… Porém, se você não sabe o que quer alcançar nem o que esperar disso tudo, qualquer solução poderá ser tão boa ou tão ruim quanto. Criar uma estratégia é acima de tudo se planejar. E planejamento requer estudo, tempo e informação!

Por sinal, por que você quer investir em marketing digital? Fuja do “Porque eu quero divulgar minha empresa”. Divulgação é um meio, não um fim. A gente divulga para atingir um objetivo.

Você pode, por exemplo, querer divulgar para estabelecer uma presença forte da sua marca entre o público jovem. O que já nos diz também que, dentre outras características, o seu público-alvo é composto por jovens.

“Mas como isso vai me ajudar a vender mais?”

Com uma boa estratégia você consegue:

  • Focar nos aspectos do produto pelos quais seu cliente está mais disposto a pagar
  • Atrair clientes mais fiéis e engajados com a marca
  • Direcionar os recursos e a comunicação com mais eficiência
  • Se preparar adequadamente para superar a concorrência
  • Criar anúncios melhores
  • Se preparar para momentos de crise

Poderia continuar essa lista até amanhã, mas vamos fazer diferente. Vamos abrir o app de anotação? Pode ser caneta e papel também se você for mais old school. Na próxima seção eu mostro como você pode se preparar desde já para preparar uma estratégia top!

Brief

Agora que você já entendeu o que é estratégia de marketing eu posso te contar um segredo. Você já pode começar a se preparar para criar a sua estratégia de uma forma muito simples: documentando alguns dados sobre sua empresa.

Antes de iniciar qualquer trabalho por aqui, nós sempre enviamos para os nossos clientes um documento crucial chamado Brief. É um questionário com perguntas referentes à sua empresa. Somente com essas informações é que conseguimos criar estratégias personalizadas e que funcionam de verdade. Algumas dessas perguntas você já pode ir respondendo desde já.

Qual o objetivo principal do investimento em marketing digital?

Boas respostas aqui são aquelas alinhadas com o objetivo da sua empresa. Como: fidelizar os clientes da sua região, mostrar-se especialista no seu setor, promover um produto inovador.

Essa resposta é importante para conseguirmos estabelecer boas metas e monitorar os resultados.

Quem deve ser o público-alvo da comunicação?

Essa resposta é importante para selecionarmos a melhor linguagem para se comunicar com o público, os canais online que mais acessam, o que eles mais valorizam e demais conclusões de comportamento.

Existe disponibilidade de investimento em publicidade paga?

Publicidade paga são anúncios em Instagram Ads, Facebook Ads, Google AdWords e similares. E não, meu objetivo não é te extorquir. Embora as redes sociais nos agraciem com a possibilidade de publicidade gratuita, a publicidade paga é o outro lado da moeda. Ela complementa a estratégia e promove os resultados financeiros.

Essa resposta e importante para planejarmos campanhas publicitárias e outras alternativas para alcançar mais clientes.

Quais os produtos ou serviços da empresa? Quais os seus diferenciais?

Nesse ponto, quanto mais completa a resposta melhor. Entender bem o produto é fundamental para conseguirmos expor seus principais benefícios e as características mais valorizadas pelo público.

Qual mensagem você quer comunicar com sua marca?

É uma empresa divertida, séria, tradicional, jovem? É uma questão de identidade. Essa resposta nos possibilita selecionar o melhor tom de comunicação, produzir conteúdo mais autêntico e criar empatia com a audiência.

Publicidade não é Marketing

Prometo que falaremos sobre isso em mais detalhes em outro post. Mas por enquanto fica a dica: a Publicidade é uma parte do universo do Marketing focada em anúncios. O Marketing ainda abrange temas como identidade da marca, relacionamento com o público, pós-venda e processo de compra.

Esse lembrete é só para alertar que existe diferença entre o que é Estratégia de Marketing e o que é Estratégia de Publicidade. A diferença é que uma Estratégia de Publicidade está contida em uma Estratégia de Marketing completa. Mas uma estratégia de marketing vai além dos anúncios.

Conclusão: planeje-se para crescer!

Espero que tenha conseguido entender o que é estratégia de marketing digital. Basicamente, é planejamento! É estabelecer metas com clareza e entender o que e quanto tempo será necessário para atingí-las. Planeje alcançar mais clientes, aumentar receita, inovar, ganhar reconhecimento…  Não apenas divulgar. Divulgação por divulgação é uma armadilha para empreendedores desavisados. Quem se planeja melhore consegue melhores resultados, pois sabe exatamente onde quer chegar.

Espero que esse artigo tenha agregado valor ao seu negócio. Dúvidas e críticas são muito bem-vindas. Se gostou, inscreva-se na nossa newsletter para receber mais dicas de como não virar uma Alice no mundo dos negócios!

Até a próxima!

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.