No universo das cervejas artesanais existe uma frase que diz: beba menos, beba melhor! É um ditado que valoriza a qualidade da bebida ao invés da “bebedeira” em grandes quantidades. Gostaria de fazer um paralelo com o universo do marketing no Facebook. Muitos empreendedores sofrem com o alcance reduzido de suas publicações, porém eles não atentam para fatores como qualidade, frequência e consistência. Neste artigo eu alerto sobre práticas que podem estar sabotando sua página e como evitá-las.

Será que você está sabotando seu marketing no facebook?

Alcance

Em primeiro lugar, o que é alcance? O alcance das postagens no Facebook é um número que representa para quantas pessoas diferentes um determinado post foi mostrado. Isso quer dizer que se alguém visualiza um post diretamente da sua página e outra vez quando um amigo compartilhou, o alcance ainda é de 1 pessoa.

O alcance pode ser orgânico ou pago. O alcance pago são as pessoas alcançadas através da promoção do post. Nessa modalidade é possível alcançar mais pessoas de acordo com a quantia investida.

Já o alcance orgânico é o alcance natural. São pessoas que seguem sua página ou que receberam aquele conteúdo através do compartilhamento de um conhecido.

Sabendo desses conceitos, agora é importante atentar para 3 coisas para fazer sucesso com o marketing no Facebook:

  1. Timing
  2. Frequência
  3. Consistência

Vamos lá?

1.     Timing

Pensar em timing é estar atento para as tendências, discussões e horários em que o seu público está mais ativo na rede social.

Como regra geral, usuários do Face costumam estar mais online nas horas perto do almoço, do jantar e antes de ir dormir. Mas não se baseie apenas nessa regra, pois cada tipo de audiência pode se comportar de forma bem particular.

Usuários, clientes, prospectos… Estamos falando de pessoas como eu e você. E cada um tem sua própria rotina. Inteligente é estudar a rotina do seu grupo de seguidores e direcionar seu marketing no Facebook para os momentos em que o público está mais ativo.

Outra forma de alcançar mais pessoas é estar atento para as notícias e discussões relevantes para o seu mercado. Ao invés de simplesmente espalhar a notícia, dê a sua opinião sobre o assunto. E faça isso enquanto o assunto está quente! Se deixar para fazer isso depois de todo mundo pode acabar perdendo relevância.

2.     Frequência

Já ouviu alguma vez de sua mãe que nada em excesso é bom?

Pois é, em se tratando de marketing no Facebook isso é bem verdade. E o perigo é: postar demais pode encurtar consideravelmente o seu alcance. Porém, quanto é postar demais? Pergunta difícil.

A maneira mais certeira de não postar demais é, mais uma vez, monitorar o comportamento dos seus fans. Faça o seguinte teste:

Na sua próxima publicação, espere 24h antes de postar novamente. Veja o alcance gerado. Na próxima publicação aguarde apenas umas 8h antes de voltar a publicar. Você pode ir reduzindo ou aumentando o tempo de postagem para ver o que melhor se aplica ao seu caso.

Esses testes vão te dar alguns dados interessante sobre alcance. Um aspecto que provavelmente irá saltar é que posts muito colados um no outro acabam se “canibalizando”. Ou seja, o segundo post rouba a atenção do primeiro, diminuindo seu alcance.

Em contrapartida intervalos muito grandes também não são nada bons, pois o público acaba esquecendo de você e o Facebook diminui sua relevância. Equilíbrio é a palavra-chave aqui.

3.     Consistência

Percebeu que citei a palavra relevância algumas vezes até agora? Não foi à toa.

Já faz um tempo que nossa timeline não é mais ordenada cronologicamente. O algoritmo do Facebook filtra e ordena o que vamos ver com base na relevância do conteúdo. Para isso, o código deles monitora nossos padrões de curtida, compartilhamento, interesses e outros dados mais. Com essas informações, eles “calculam” o que é mais relevante para cada um.

Isso levanta a questão: como ser relevante? Além do que sempre falamos sobre qualidade do conteúdo e valor para o cliente, minha dica de hoje é: seja consistente!

Ser consistente é ater-se ao tema da sua página, à sua frequência e horários, às suas opiniões, ao seu padrão de qualidade… É criar um padrão com o qual as pessoas possam se habituar.

Imagina ir na padaria sempre ao mesmo horário e descobrir que a cada dia o pão sai uma hora diferente. Que tem dia que a massa está macia, dia que está crua. Não dá pra criar um hábito desse jeito, logo nossa reação costuma ser não ir mais lá. Ou, no nosso caso, deixar de curtir ou seguir determinada página.

Como consequência, páginas consistentes são avaliadas como mais relevantes e dão mais certo com o marketing no Facebook.

Não sabote sua página!

O primeiro passo para parar de sabotar suas publicações é verificar onde você está pecando. Está postando demais? De menos, talvez? Seu padrão é não ter um padrão? Facilite a digestão do seu conteúdo e a criação de hábitos. Dessa forma, as pessoas vão interagir mais e compartilhar mais. O que te torna mais relevante e expande o seu alcance orgânico. Mas considere impulsionar uns posts de vez em quanto, o tio Mark tem um carinho especial por clientes que investem no alcance pago. 😜

Posso pedir um favor? Comenta aqui em baixo se esse texto foi útil pra você ou se alguma coisa não ficou clara. Prometo que responderei tudo! Acho que você vai gostar também de deixar seu email para ser avisado de novos artigos e receber alguns materiais exclusivos.

Até a próxima!

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.