Aplicativos para pequenas empresas

Quantos aplicativos você usa diariamente no seu celular?

Muito provavelmente uma mídia social, como o Instagram ou Facebook, um app de troca de mensagens como o popular WhatsApp (o Telegram é melhor, #ficaadica) e um joguinho para os momentos de espera ou para ajudar a pegar no sono. Tem também aqueles que a gente utiliza mais esporadicamente, mas que facilita bastante nossas vidas, como o aplicativo do banco ou o Google Maps. Uma coisa que todos eles tem em comum é que todos eles mereceram estar ali por alguma razão.

Só que agora a mesa virou e você quer desenvolver um aplicativo para o seu pequeno negócio. Será que existe desenvolvimento de aplicativos por encomenda? Será que é caro? Muitas perguntas desse tipo são respondidas no nosso tira-dúvidas sobre o mundo mobile. Este artigo trata em mais detalhes de uma outra pergunta muito interessante: Será que as pessoas vão baixar meu aplicativo?

Aplicativos para pequenas empresas?

Frequentemente acompanhamos notícias de startups de tecnologia que trazem ideias inovadoras para o mercado e talvez você pense que este é um trabalho seleto para pessoas da área. Aqui vai uma boa notícia, não é. Existem outras empresas cujo foco é o desenvolvimento de soluções mobile para outras empresas. E pequenas empresas não são exceção. Agora, se o seu aplicativo será bem aceito no mercado não é uma tarefa de inteira responsabilidade da contratada, envolve também uma boa dose de avaliação da contratante.

Para saber se as pessoas se interessarão pelo seu aplicativo o primeiro passo é parar para pensar se ele mereceria um espaço só pra ele na preciosa e requisitada memória do seu celular. Se você acha que sim, agora responda: por quê? O que ele tem de interessante para oferecer aos usuários? Que atividades ele pode facilitar para que as pessoas possam interagir melhor com seus produtos e/ou serviços?

Se a sua ideia é investir em um app que só fala sobre a sua empresa, já vou lhe adiantando, melhor investir em um site responsivo.

Por outro lado, se você tem uma ideia interessante que beneficiaria os seus clientes, não se acanhe pelo tamanho da sua empresa ou pelo seu número de clientes. Se a sua clientela ficar satisfeita você já está cumprindo seu objetivo e com o tempo esses números irão aumentar.

Assim como a TAG, existem boas empresas que fornecem serviços digitais voltados aos pequenos negócios que podem te guiar na decisão desse novo investimento. Entre em contato e tire suas dúvidas!

Já pensou em desenvolver um aplicativo? Compartilhe nos comentários abaixo!

(crédito das imagens: vecteezy.com)

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.