Mundo mobile

O objetivo desde post é esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes a cerca do mundo mobile.

Sabe aquelas coisas que você sabe o que é, mas não sabe como explicar? Pois é, como a tecnologia está por toda a parte, passamos a absorver uma enorme quantidade de termos, conceitos, expressões e nem sempre sabemos exatamente o que eles significam.

Mundo Mobile, Principais dúvidas:

1. O que quer dizer mobile?

Mobile é um palavra em inglês que significa móvel, portátil. Na área da tecnologia, ele se refere aos dispositivos móveis, principalmente smartphones e tablets.

2. O que são aplicativos?

Há uma década atrás, a grande moda ainda eram os programas de computador, ou softwares. O que aconteceu com eles?

Eles ainda estão por toda a parte e nós os utilizamos diariamente para facilitar muitas de nossas tarefas no computador. Todavia, um novo tipo de computador evoluiu imensamente de lá para cá e ele cabe na palma da nossa mão! Sim, os celulares que hoje chamamos de smartphones. Desde então passamos a chamar os programas para esses novos computadores de bolso de aplicativos.

3. O que são sistemas operacionais? Quantos existem?

Você usa Windows? Mac? Linux? Pois é, então você já sabe o que são sistemas operacionais. São esses sistemas que funcionam no seu computador ou notebook, mas não apenas lá. No mundo mobile também temos sistemas operacionais. É o caso do Android. Diversas fabricantes como Samsung, Motorola e LG produzem diferentes celulares e tablets. O que eles tem em comum é exatamente o sistema operacional Android, que é desenvolvido pela Google.

Existem diversos sistemas operacionais mobile, os mais conhecidos são o Android, da Google; o iOS, da Apple; e o Windows Phone, da Microsoft. Juntos eles somam mais de 95% do mercado brasileiro (confira).

4. Todo aplicativo para smartphone funciona em tablets?

Não necessariamente. Cabe ao desenvolvedor do aplicativo a elaboração de versões para celular e tablet. A grande diferença é o tamanho da tela. Você pode até conseguir executar um aplicativo de iPhone em um iPad, mas a visualização com certeza não será boa, apesar de se tratar do mesmo sistema operacional (iOS).

5. Posso acessar um aplicativo pelo computador?

Depende do aplicativo. Alguns aplicativos como o Telegram possuem versões disponíveis para mobile, computador e até mesmo web, ou seja, é possível acessar através de um navegador de internet. Porém, esse não é o caso para todos. No caso do Instagram, ele só é disponibilizado para smartphones e na web, sendo que a versão web não é completa, não dá para postar fotos, por exemplo.

6. É muito difícil fazer um aplicativo?

Essa uma pergunta bastante subjetiva.

O desenvolvimento de um aplicativo pode ser bem desafiador até mesmo para um desenvolvedor experiente a depender das funcionalidades que ele venha a ter. Porém, isso não quer dizer que leigos na área não devem nem pensar em fazer um aplicativo. Existem ferramentas que facilitam a construção de aplicativos a partir de uma interface inteiramente visual, que não exigem conhecimento de programação. Essa pode ser uma solução para ideias mais simples ou para os curiosos de plantão.

7. É caro?

A grande vantagem de contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos é o conhecimento agregado. Não apenas de programação, mas também de design e melhores práticas para cada plataforma.

O custo de desenvolvimento de aplicativos possui muitas variáveis, logo é difícil dizer antes de uma avaliação. O preço varia de acordo com a empresa ou freelancer desenvolvedor, com as funcionalidades, design, plataformas… Um aplicativo simples, sem design personalizado, desenvolvido por pessoa física freelancer e disponibilizado para uma única plataforma (Android, por exemplo) acaba saindo mais em conta. O de se esperar é que custe mais que a criação de um site.

8. Melhor investir em aplicativo ou site? Qual a diferença?

Talvez, mentalmente, você já tenha respondido essa pergunta: depende. Mas, calma. Temos uma resposta mais completa em website ou aplicativo.

Pensou em mais alguma pergunta interessante sobre o mundo mobile? Compartilhe nos comentários abaixo!

(crédito das imagens: vecteezy.com)

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.