Muito tem se discutido na internet sobre a qual é melhor: Telegram ou WhatsApp? De um lado muita gente diz que o último é muito melhor, enquanto que o grande argumento a favor do primeiro é a sua maior base de usuários, em outras palavras, todo mundo tem WhatsApp.

Escolhendo entre Telegram ou WhatsApp

Telegram ou WhatsApp? Logo dos aplicativos.

Apesar do título, a verdade é que a melhor escolha é sempre aquela que atende melhor às suas necessidades, mas aqui vão algumas maneiras como o Telegram pode tornar a sua rotina de trabalho mais produtiva e até mesmo como ele pode te ajudar a expandir o seu negócio.

Multi-plataforma de verdade

Embora ambos os aplicativos sejam considerados multi-plataforma, apenas o Telegram está presente de forma nativa em todas as plataformas. O que quer dizer que o aplicativo oficial foi desenvolvido para smartphone, tablet, desktop e web.

Mas como escolher Telegram ou WhatsApp pode contribuir para a sua produtividade, certo? Bom, aqui vai uma dica. Faça as contas de quanto tempo você perde pegando e guardando o celular e digitando naquele tecladinho de smartphone. É mais tempo do que a gente imagina, principalmente se você é um usuário assíduo dos apps de mensagem. E muitas vezes usamos até para nos comunicar com clientes, funcionários e colaboradores, então não dá pra se desligar mesmo.

Com o Telegram no computador eu posso focar no meu trabalho e alternar rapidamente entre as minhas conversas mais importantes.

Ok, mas o WhatsApp também já tem versão para computador. Verdade. Todavia, por algum motivo, ele ainda continua refém da internet no seu celular, o que traz alguns pontos negativos. O mais óbvio é a bateria. Por que eu iria drenar a valiosa bateria do meu celular com o uso do Wi-Fi e recebimento de mensagens se eu estou usando o aplicativo que eu preciso fora dele?

Usernames

Há alguma controvérsia quanto à criação de nomes de usuário no Telegram, tem quem veja o recurso como um fator de complicação no processo de cadastro. Eu tenho apenas que discordar. Primeiro porque é opcional, se não quiser criar basta não criar, problema resolvido. Segundo porque é um pequeno nome que você escolhe e digita em segundos, mas que pode ser bastante útil.

Usernames são basicamente nomes globais. Nomes que vão nos identificar unicamente dentro do aplicativo, como no Twitter ou Instagram. A grande vantagem desse recurso é a possibilidade de poder contatar e ser contatado por pessoas que não estão em nossa agenda telefônica. Por que alguém quereria fazer isso? Infelizmente eu vou responder a sua pergunta com outra: por que não? Nomes de usuário substituem a necessidade de se conhecer o número de telefone de cada contato, o que permite que sua empresa alcance mais pessoas e, por sua vez, reserva a essas pessoas o direito de não divulgar seu número pessoal. O que faz ainda mais sentido em termos de privacidade em grupos e canais.

Supergrupos

Pergunta capciosa: quem tem o maior limite de usuários por grupo, Telegram ou WhatsApp? Atualmente, o limite de usuários em um grupo de WhatsApp é de 256 participantes. O limite do Telegram é de 5000! Mas calma, não vamos nos deixar influenciar por esses números. Na prática, em que ocasiões os supergrupos podem ser úteis? E como impedir que eles se tornem uma bagunça generalizada?

Imagine que trabalha com a organização de eventos. Um supergrupo pode ser um método bacana de se comunicar com a sua platéia e seus colaboradores de maneira muito mais ágil e pessoal. Trazendo novidades, coletando sugestões e até mesmo realizando votações (tem um bot legal pra isso: @PollBot). A grande jogada aqui é que supergrupos podem ser públicos, então é possível divulgar o link do grupo e convidar pessoas a partir dos seus usernames. E novos participantes podem ver todo o histórico de conversas, até as que ocorreram antes da sua chegada.

O que impede os supergrupos de tornarem um caos total em poucos segundos são as ferramentas de moderação implementadas pelo Telegram. Além de poder haver mais de um administrador, eles ainda podem banir membros desrespeitosos, apagar suas mensagens ou marcar como spam. Fora isso, as notificações são desabilitadas por padrão, mensagens importantes podem ser fixadas e mensagens para usuários específicos podem ser direcionadas utilizando o seu username.

Canais

Telegram ou WhatsApp? Nesse caso, ambos. Contudo, eles não representam necessariamente a mesma coisa.

No WhatsApp, um canal é basicamente uma forma de enviar a mesma mensagem para diversas pessoas. Cada destinatário recebe a mensagem como se você estivesse enviando para ele pessoalmente. Portanto, se você manda uma mensagem para 100 pessoas, as respostas chegarão em 100 conversas individuais.

O Telegram possui uma abordagem um pouco diferente. Ao criar um canal na ferramenta, público ou privado, você passa a ser o administrador dele, de forma que as mensagens enviadas não vão com o seu nome, mas sim com o do canal. Outro detalhe é que os participantes não podem responder às mensagens, mas podem optar por deixar o canal.

Graças à existência dos nomes de usuário, os participantes do seu canal não se limitam aos contatos da sua agenda, o que é muito interessante para os canais públicos, pois permitem o ingresso de qualquer pessoa através de um link público. Se você ou sua empresa produzem conteúdo na internet, essa é uma ótima oportunidade para ampliar a sua divulgação. Um ótimo exemplo é o canal da National Geographic (@nationalgeographics).

API Aberta

Esse é um recurso mais técnico, porém vale muito a pena entender.

Primeiramente, vale notar que o Telegram é um aplicativo open source, ou seja, seu código é aberto. Isso permite que uma comunidade de desenvolvedores possa se engajar em entender como ele funciona e contribuir com melhorias. Só que além do código aberto, o app também disponibiliza uma interface aberta onde pessoas podem se conectar e fornecer serviços integrados à ferramenta, é o caso dos bots (robôs).

Bots são contas especiais que funcionam automaticamente, como robôs. Por exemplo, digitando @youtube em qualquer conversa é possível buscar e compartilhar vídeos do YouTube sem sair do app. Quer fazer outro teste? Abra o seu Telegram e, na barra de pesquisa de contatos, digite @MacMagazineBot. Esse é o bot da MacMagazine, excelente blog sobre o mundo da Apple, inscrevendo-se nele é possível receber automaticamente o conteúdo que eles postam.

Se você também produz conteúdo de qualidade ou tem serviços interessantes para oferecer, por que não se aventurar nessa nova estratégia?

Conclusão

Então… Telegram ou WhatsApp? Telegram. Entretanto, não me entenda mal. Como eu falei anteriormente, a melhor opção é sempre aquela que se adequa melhor às suas necessidades. E no caso de empresas, é muito interessante estar presente no maior número de mídias onde o seu cliente está, seja Telegram ou WhatsApp.

Esses são apenas alguns dos recursos do Telegram que podem tornar a sua rotina de trabalho mais produtiva ou até mesmo expandir a sua estratégia de divulgação. Como se pode ver, o WhatsApp, apesar de apresentar uma proposta muito similar, ainda deixa muito a desejar quando analisamos o uso das ferramentas além dos grupos de família.

Ah! E a respeito de não haver ninguém da sua agenda no Telegram… Por anos também não havia “ninguém” no Facebook, só aqueles que insistiam para você sair do Orkut.

E você, qual ferramenta usa? Ela te serve bem? Esqueci de comentar alguma coisa interessante sobre os aplicativos? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.