Se você chegou até aqui, provavelmente busca uma forma de melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, assim como sua taxa de conversão. Já ouviu falar na estratégia de long tail?

Existe uma série de fatores internos e externos que influenciam a forma como o Google enxerga o seu site, o robô que analisa os  conteúdos tem uma visão diferente do que é relevante e do que não é, e deve ser levado em conta.

Mas afinal de contas: “O que torna o meu artigo + relevante para o usuário e o Google?”

Long Tail: como aumentar o acesso ao seu site

Primeiramente tenha em mente que a maior preocupação do Google é oferecer a melhor experiência de busca ao usuário, para que isso ocorra ele se preocupa em encontrar as melhores fontes de informação, com conteúdos completos e que proporcionem uma experiencia de navegação de qualidade.

Logo, sabemos que se quisermos manter uma boa posição no rank do buscador precisamos otimizar nosso conteúdo para que se torne interessante.

Pode parecer repetitivo, mas é importante que fique fixo na sua mente ao trabalhar com SEO e com long tail, usabilidade, originalidade e qualidade devem ser prioridade na criação e divulgação do seu conteúdo.

É importante pensar em todos os aspectos do seu artigo, desde o título até a URL!

Buscando termos no Google

Utilizando palavras-chaves:

Quando pesquisamos algo na internet, geralmente utilizamos termos que explicam ao Google o intuito da pesquisa, esses termos são o que chamamos de palavras-chave.

Ao criar palavras-chave que sejam relevantes ao seu artigo e para o público, você está otimizando seu site para o usuário e para o buscador, tornando o seu conteúdo encontrável.

Uma das formas de fazer isso é administrando de forma inteligente suas palavras-chave, para tal é importante conhecer termos como head tail e long tail:

long tail: pesquisando palavras-chave

HEAD TAIL

Palavras que tem um fluxo muito grande de procura são chamadas de head tail. Um erro muito comum é focar apenas nelas e deixar de empregar o trabalho de pesquisa e o esforço do estudo que garantem o melhor direcionamento de seu conteúdo ao público.

Exemplos de head tail:

  • Camisa Social
  • Tênis Adidas
  • Marketing

long tail: planejamento de palavras

LONG TAIL

Palavras de long tail provem desse estudo que torna possível utilizar palavras-chave mais complexas, essas palavras possibilitam um alcance maior a um publico especifico e por consequência aumentam a sua chance de conversão.

Em outras palavras, ao invés de receber muitas visitas, mas que não geram muitas conversões, você pode aplicar uma estratégia de cauda-longa (long tail) que trabalha com termos mais extensos e segmentados e garantir que cada acesso gere uma conversão.

Ao final do mês valerá apena investir em palavras-chave de long tail. É necessário que exista um equilíbrio entre esses dois tipos de palavra-chave pra que seu trabalho em SEO seja bem-sucedido.

Exemplos de long tail:

  • Camisa social feminina dudalina
  • Tênis Adidas masculino preto e branco
  • Marketing Digital conceito e definição

long tail e head tail: ação em conjunto

Utilizando Long Tail com Head Tail

Possuir um site que utilize em seu conteúdo tanto palavras-chave de long tail quanto head tail ajuda na reputação do seu site, sendo reconhecido pelo mecanismo de busca como um site especialista naquele assunto.

Produzindo conteúdos para os dois tipos de palavras-chave (long tail e head tail) que sejam relevantes para o público, você está facilitando para melhorar o ranqueamento da sua página e consequentemente ajudando o usuário com a produção de bons conteúdos sobre aquele assunto.

Algumas dicas pra te ajudar a fugir dos erros mais comuns envolvendo SEO:

  • Procure focar em um nicho especifico ao produzir seu conteúdo e trabalhe em artigos que sejam relevantes, com palavras-chave de long tail head tail que estejam relacionadas com a mensagem que você quer transmitir.
  • Não utilize técnicas de black hat para enganar o robô do Google, além de ser uma forma antiética de se “conquistar” posicionamento no ranking ainda pode acarretar no banimento do seu site!
  • Não pense apenas no algoritmo de buscas, foque no seu público! Crie textos, imagens e vídeos que sejam interessantes para as pessoas!

Está esperando o que para aplicar seus novos conhecimentos de long tail!? Comece a produzir o seu conteúdo e divirta-se!

 

Gostou da publicação? Para saber mais sobre o universo de SEO!

#Fikadica: Quer conhecer um pouco mais sobre o conceito teórico de cauda longa (long tail) leia o livro – A Cauda Longa | Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Giuliana Munaretto

Autora