Sim, o título do nosso post é realmente esse que você leu, vamos falar um pouco porque, em alguns casos, recomendamos a utilização de técnicas Black Hat na elaboração de uma estratégia de SEO.

Antes de abordamos as situações onde julgamos que a utilização de técnicas Black Hat são bem-vindas, vamos falar um pouco mais sobre o que são essas técnicas, seus riscos e suas consequências, para que você possa entender melhor. Técnicas Black Hat, são como esteroides anabolizantes. Elas fazem o seu site alcançar um melhor posicionamento nas ferramentas de buscas, de maneira mais rápida e sem muito esforço, mas, como os esteroides, não sem algumas consequências.

Essas técnicas consistem na utilização dos parâmetros de um buscador para determinar a relevância de um site com a finalidade única de alcançar um melhor posicionamento, o que não é permitido. Entre as muitas técnicas Black Hat, estão a compra de links externos e a repetição exaustiva e fora de contexto das palavras-chave dentro de um site.

Ao utilizar esses tipos de técnicas os sites correm o risco de serem descobertos pelas ferramentas de busca, que valorizam principalmente a relevância do conteúdo e não a compra de links externos ou a mera repetição de palavras-chave. Quando pegos, os sites sofrem com sanções impostas pelas ferramentas que vão desde a perda de algumas posições a completa e irrevogável exclusão nos resultados das ferramentas de buscas.

Black Hat, quando utilizar?

Agora que já sabemos o que são técnicas Black Hat e suas consequências, vamos listar algumas situações onde a sua aplicação é recomendada:

  1. Sempre que a intenção for, ter um site invisível para o público;
  2. Sempre que a intenção for, perder um pouco (ou muito) dinheiro;
  3. Sempre que o objetivo seja, irritar o visitante da página;
  4. Sempre que o objetivo seja, perder credibilidade no mercado.

Mas, se nenhuma dessas intenções faz parte do objetivo que a sua empresa pretende alcançar ao investir em SEO, então, recomendamos expressamente, não utilize técnicas Black Hat, elas não compensam.

Sempre pergunte a empresa responsável, qual a estratégia SEO que eles pretendem desenvolver, certifique-se de que em nenhum momento serão utilizadas as técnicas Black Hat na otimização do seu site, assim você garante um SEO de qualidade e que vai gerar bons resultados em longo prazo.  Vale a pena investir em SEO de qualidade!

Black Hat não vale mesmo a pena. Mas o que você achou do post? Restaram dúvidas? Deixe um comentário!

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Antonio Guimarães

Antonio Guimarães

Cofundador e Editor

Persistente. Essa é a melhor palavra para descrever a sua personalidade, alguns, até diriam sonhador e inovador, mas vamos deixar isso a cargo daqueles que o conhecem melhor. O fato é que sua formação em Aviação Civil lhe rendeu asas e coragem para descobrir o novo.