Diversos fatores podem contribuir para a construção de um bom website, se você está pensando em desenvolver o seu por conta própria ou contratar alguém para fazê-lo, aqui vão algumas dicas.

Bom website, principais fatores

1. Design

Bom website ferramentas

Os usuários da internet estão ficando cada vez mais exigentes, uma página pouco atrativa não estabelece nenhum tipo de confiança com seu cliente ou visitante. Por isso, é fundamental investir em um design de qualidade, que seja responsivo, intuitivo e ofereça uma boa experiência de navegação para o usuário. Não existe uma regra universal para isso, mas pense sempre em simplicidade, elementos demais na tela costumam ser desnecessários e podem confundir ou dificultar a navegação do seu visitante.

2. Conteúdo

Bom Website

Se você já garantiu um design de excelente qualidade para o seu site, parabéns! E o conteúdo, também está bom? Sinto dizer, mas se o conteúdo está desinteressante, com erros gramaticais e/ou copiados da Internet, ele vai acabar com o seu lindo design. Conteúdo é fundamental. Um bom website precisa de conteúdo bem escrito, relevante e atual. Além disso, ele deve se expressar na linguagem do seu público. Se o seu objetivo é captar o interesse de um público mais jovem, a linguagem do seu site deve ser mais descontraída, informal e objetiva. No entanto, essa abordagem é completamente inapropriada se o seu público alvo é uma comunidade científica, onde cabe uma linguagem mais formal e informativa.

3. Velocidade

Bom Website

Qual o seu limite de espera para um site carregar? Se você costuma estar disposto a esperar até mais de um minuto para um site carregar, não conte que os outros farão o mesmo no seu site. O ritmo dos usuários da internet tem se acelerado bastante nos últimos anos. De maneira geral, as pessoas já se sentem incomodadas se um site leva mais que poucos segundos para abrir e muitas não vão hesitar em desistir e correr para a concorrência. Ferramentas como o Google Insights e YSlow te ajudam a verificar quais melhorias podem ser aplicadas ao seu site em prol de torná-lo mais rápido. Se tudo parece estar ok, mas o site continua lento, verifique o seu serviço de hospedagem, o problema pode estar lá.

4. Identidade

Bom Website

Seguindo os passos anteriores você terá como resultado um site muito bom para qualquer tipo de negócio. Entretanto, aqui vai uma lição de vida: o seu site precisa ter a sua cara. Se você é o ilustríssimo dono de uma clínica odontológica e decide fazer um site para atrair ainda mais clientes, lembre-se de que existem centenas de outras clínicas no mercado. Por que então qualquer pessoa escolheria exatamente a sua? São exatamente os seus valores e o porquê de você fazer o que faz que vão responder a essa pergunta. Portanto garanta que o seu site reflita a personalidade da sua empresa.

Concorda? Discorda? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo!

(crédito das imagens: vecteezy.com)

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.