site responsivo

Se você está pensando em fazer um site e anda pesquisando por aí, com certeza já se deparou com a expressão site responsivo. É assim que chamamos os Websites que se adequam bem aos três principais tamanhos de tela que usamos hoje em dia: desktop, tablet e smartphone.

O foco inicial das páginas na web eram as “telas grandes”, ou seja, computadores pessoais e notebooks. De maneira geral, nos referimos a esses tamanhos de tela como desktop. Contudo, com o tempo, foram surgindo celulares capazes de acessar a internet, então como ficavam os sites em telas menores? Terríveis! Não era possível ler nem visualizar as imagens direito, ficava tudo muito pequeno e distante. Como contramedida, empresas começaram a desenvolver versões alternativas dos seus sites para dispositivos móveis com o objetivo de oferecer uma visão bem mais agradável do seu conteúdo nesse novo tipo de tela.

O problema dessa abordagem é que as empresas tinham que duplicar os seus sites e exibir a versão correta de acordo com o dispositivo que o visitante estivesse utilizando. Por exemplo, se o endereço do site original era empresa.com.br, a versão para celular seria m.empresa.com.br ou algo similar para indicar a versão mobile.

Agora imagine que já existiam diversos tamanhos de desktop, celulares se tornaram smartphones cada vez mais populares e sim, ainda tem os tablets! Criar inúmeras versões do mesmo site para cada tamanho de tela passa a ser uma tarefa muito custosa e suscetível a erros. Por isso mesmo, com o avanço da tecnologia web, a criação dos sites passou a ser idealizada como uma página capaz de adaptar seu conteúdo às variadas dimensões de tela e assim surgiram os sites responsivos.

Uma grande prova de que sites responsivos são imprescindíveis atualmente é que até o Google passou a priorizar páginas com design responsivo em seus rankings de busca.

Voltando às suas pesquisas… Corra das empresas que ainda não oferecem sites responsivos e fique de olho para que o design do seu site seja realmente aprimorado para os diferentes tamanhos de tela. Teste nos computadores, celulares e tablets à sua disposição.

Concorda? Discorda? Qual a sua opinião sobre os sites responsivos? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo! Pode ser do smartphone mesmo. 😉

(crédito das imagens: vecteezy.com)

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.