website ou aplicativo

Resposta rápida: depende.

Ter um website para o seu negócio nos dias de hoje é fundamental, a não ser que você realmente não tenha interesse em aumentar a visibilidade da sua empresa. Se você não faz parte dessa exceção, um site pode te beneficiar bastante. Isso porque as pessoas hoje em dia usam a internet como o seu principal meio de conseguir informação sobre profissionais e empresas. Ou seja, se sua empresa não pode ser encontrada no mundo virtual, talvez ela simplesmente não seja encontrada por uma vasta gama de clientes em potencial.

Um “erro” bastante comum, que se deve ao grande boom dos aplicativos para smartphones e tablets, é achar que um website ou aplicativo servem ao mesmo propósito. Enquanto que a criação de website estabelece a identidade da sua empresa na internet, o desenvolvimento de aplicativos exerce uma relação muito mais pessoal com a pessoa que está baixando. O Mercado Livre, por exemplo, quando passou a ser distribuído como aplicativo já contava com uma imensa adesão de usuários ao site. Já o Instagram iniciou a sua existência como aplicativo, oferecendo a capacidade de postar fotos de qualquer lugar a qualquer momento, só depois veio a versão web.

Alguns critérios devem ser considerados quando se está na dúvida entre website ou aplicativo: a empresa já existe? Ela será criada para representar o aplicativo que você quer colocar no mercado? Ou o app é um canal ou serviço do seu empreedimento? Esses fatores podem te ajudar a guiar seus pensamentos e tomar uma decisão consciente.

Concluindo…

Se você está pensando em investir no desenvolvimento de um aplicativo para divulgar informações sobre o seu negócio e seus meios de contato, meia-volta. Ao invés disso que tal aplicar esse investimento em um website mais atual e responsivo que represente com clareza a identidade da sua empresa?

Agora, se você já possui uma presença online bem sólida e recursos para investir em uma nova plataforma que pode enriquecer a experiência dos seus clientes com os seus serviços… Bem, a princípio me parece uma boa idéia.

Como anda a sua presença online? Anda pensando em desenvolver um website ou aplicativo? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo!

(crédito das imagens: vecteezy.com)

"Conhecimento compartilhado se multiplica..."

Tarcio Marinho

Tarcio Marinho

Cofundador e Autor

Amante de desafios, açaí e produtos da Apple, Tarcio é um solucionador de problemas empenhado em transformar a web em um ambiente muito mais agradável para todos. Seu maior defeito: ele fica triste com as pessoas que não compartilham os posts do Blog da TAG.